Excesso de suplementos dietéticos elevam risco de câncer.
Os suplementos dietéticos são mostrados como promotores da saúde, mas, investigação realizada no Centro de Câncer da Universidade do Colorado, Estados Unidos, mostra que os suplementosdietéticos sem receita médica podem na realidade aumentar o risco de câncer se tomados além das quantidades diárias recomendadas. Essa linha de investigação foi iniciada há cerca de 20 anos quando foi observado que pessoas que se alimentavam mais de frutas e verduras tendiam a ter menos câncer.
Nesse sentido, decidiram verificar se tomar vitaminas e sais minerais adicionais reduziria o risco de câncer. Na pesquisa, foram avaliados durante dez anos cerca de mil pacientes que estavam tomando suplementos dietéticos e placebos e os resultados obtidos foram inesperados. Observou-se que os suplementos, na realidade, não foram benéficos para a saúde, já que algumas pessoas tiveram mais casos de câncer quando usavam vitaminas.
Uma pesquisa sobre os efeitos dos suplementos de beta-queratina mostrou que tomar além da dose recomendada aumenta o risco de desenvolver tanto câncer de pulmão como doenças cardíacasem 20%. O ácido fólico, que se acredita reduzir o número de pólipos, na realidade mostrou aumento em outra investigação. Isso não significa que se deve ter medo de tomar vitaminas e sais minerais, pois, se usados nas doses corretas podem ser benéficas.
Porem, não existe um substituto para uma boa nutrição. As pessoas podem obter doses diárias recomendadas de vitaminas e sais minerais na dieta se alimentando com alimentos saudáveis. Nesse sentido, muitos adultos tomam suplementos dietéticos sem necessidade. Por fim, os pesquisadores afirmam que o consumo exagerado de vitaminas e sais minerais adicionais pode provocar mais danos do que benefícios.